Saiba mais sobre Enrolador de cabo para eletroimã
Os equipamentos magnéticos que requerem alimentação elétrica (eletroímãs e eletropermanentes), muitas vezes devem ser alimentados por um enrolador de cabos. São instalados no pórtico, ponte, talha ou outro sistema qualquer aonde se encontra também suspenso o sistema magnético.
FUNCIONAMENTO
Recolhem automaticamente o cabo que “vai e volta”, seguindo o movimento do equipamento magnético. Evitam que o cabo forme “barriga”, o que compromete a segurança da operação. Possuem coletores que fazem a transmissão da energia elétrica entre o painel de comando e o eletroímã.
ACIONAMENTO
São acionados por uma mola espiral, acondicionada em estojo lacrado, localizado na parte externa do equipamento.
MANUTENÇÃO
Os enroladores ITAL são os únicos que têm a mola e coletores localizados externamente. Ambos são peças de desgaste e podem ser facilmente substituídos no próprio local aonde está instalado o enrolador, sem a necessidade de retirá-lo para manutenção. Especificação: para que se possa dimensionar o enrolador, precisa-se das informações abaixo.
SE O EQUIPAMENTO MAGNÉTICO JÁ ESTIVER INSTALADO, NECESSITAMOS SABER:
- 1. Altura de instalação enrolador (exemplo:altura da ponte rolante);
- 2. Diâmetro do cabo;
- 3. Número de condutores pode variar dependendo do número de equipamentos a serem alimentados, se serão alimentados um a um ou simultaneamente, etc – aconselhamos, que contatem nosso departamento técnico;
- 4. Amperagem nominal do equipamento alimentado.
Se o equipamento magnético estiver em fase de especificação, basta nos informar a altura de instalação do enrolador, já que as demais informações necessárias serão conseqüência do tipo de equipamento que será definido e a ITAL já apresentará o modelo correto do enrolador juntamente com a oferta do equipamento magnético.