Clique nas imagens para ampliar
- Existem vários tipos de carretel para enrolar cabos . Estes equipamentos também são chamados de enroladores de cabos, enroladores retráteis, etc. No entanto, a diferenças entre eles.
- A ITAL importa carretel para enrolar cabos Hannay Reels há mais de 20 anos. São fabricados nos Estados Unidos.
- O carretel para enrolar cabos pode ser acionado de várias maneiras. Quando dizemos acionado, referimo-nos às diferentes formas de se recolher o cabo. O acionamento do carretel para enrolar cabos pode ser:
- v Manual: o operador, através de alavanca o diretamente pelos discos laterais do carretel de enrolar cabos, gira o tambor que, a cada volta, recolhe uma parte do cabo elétrico;
- v Elétrico: o carretel para enrolar cabos é acionado por um botão que liga um motor elétrico (110VCA, 12VCC, 24VCC) que faz girar o tambor do carretel para enrolar cabos, enrolando o cabo;
- v Pneumático: ao invés do motor elétrico, há um motor pneumático;
- v Hidráulico: ao invés do motor elétrico ou pneumático, há um motor hidráulico que recolhe o cabo;
- v Mola: este é o tipo mais versátil, econômico e prático de carretel para enrolar cabos . Também é chamado de enrolador retrátil ou carretel retrátil.
Vantagens do carretel para enrolar cabos (carretel retrátil) Não necessitam de energia elétrica em nem outro tipo de alimentação externa. É a força da mola que puxa o cabo elétrico para dentro do enrolador. Numa das laterais do carretel para enrolar cabos (enrolador retrátil), há uma ou mais molas espiral, acondicionadas em estojos rebitados.
Quando se puxa o cabo para fora do tambor, a fim de que seja utilizado, a mola exerce uma força contrária. O operador leva o cabo até a distância onde será utilizado e, assim que atingi-la, há uma trava que, automaticamente, impede que o cabo seja enrolado/puxado pelo carretel para enrolar cabos .
Após o uso, basta puxar mais alguns centímetros do cabo para fora do tambor fazendo com que a lingueta se destrave e a mola passs a atuar novamente. A partir de então, basta guiar o cabo de volta até que o carretel para enrolar cabos o tenha recolhido por completo.
A descrição de utilização do carretel para enrolar cabos acima, refere-se a uma aplicação “manual”, quando o usuário necessita posicionar um cabo elétrico em certa posição, usa-lo, e depois o recolhe de volta.
Mas há aplicações para o carretel para enrolar cabos onde não há interferência humana. O enrolador retrátil, nestes casos, é utilizado para a alimentação de máquinas móveis, com movimento unidirecional. Exemplos de aplicações são:
- Pórticos;
- Pontes rolantes;
- Carrinhos;
- Portões;
- Comportas;
- Eletroímãs;
- Etc.
O carretel para enrolar cabos alimenta a máquina enquanto ela se movimenta:
- Vai e volta (pórticos, etc) ou sobe e desce (eletroímãs).
Imagine um eletroímã de sucata numa ponte rolante:
- Ele desce, liga, pega a sucata, sobe, se move e descarrega a sucata, quando é desligado.
Lá em cima da ponte há um carretel para enrolar cabos, um enrolador de cabo retrátil, que recolhe ou libera o cabo elétrico. Caso ele não puxasse o cabo a cada vez que o eletroímã se elevasse, o cabo “sobraria”, formando barriga. Com a utilização do carretel para enrolar cabos, isto não acontece. O cabo é sempre automaticamente recolhido pelo enrolador retrátil.
veja mais sobre - Carretel para enrolar cabos
A Hannay Reels fabrica uma série de modelos de enroladores. Abaixo, mostramos alguns dos modelos de carretel para enrolar cabos do tipo retrátil. Os mais vendidos.
Observações:
- V = recolhimento na vertical
- H= recolhimento na horizontal
- LxPxA=largura x profundidade x altura
- Pintura? Cinza, padrão Hannay Reels
- As dimensões são aproximadas e variam em função do número de coletores
- Tensão máxima: 600V
Para comprar carretel para enrolar cabos, consulte-nos.
Para saber mais sobre Carretel para enrolar cabos
Ligue para 11 4148-2518 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!