Galeria
MESA MAGNÉTICA
Diferenças entre uma mesa magnetica e uma placa magnética
O termo mesa magnetica é usado para designar dois tipos de equipamentos:
Primeiro tipo: equipamentos usados para a fixação de peças em máquinas operatrizes. Nós chamamos aqui de placas magnéticas.
Segundo tipo: equipamentos usados na separação magnética. Nós usamos mesa magnetica, ao invés de placa, todos os equipamentos no formato de uma mesa e que são usados para separar peças ferrosas. É deste tipo de equipamentos que tratamos aqui neste item. Veja placas magnéticas se deseja um equipamento de fixação para usinagem.
Utilização da mesa magnetica de separação
Existem vários tipos de separadores magnéticos. Polias, tambores, filtros, etc. a mesa magnetica é o mais simples e econômico.
São compostas por uma estrutura de aço inoxidável com um circuito magnético sem em seu interior. Dependendo da força magnética que se necessita, os ímãs podem ser de ferrite ou de Neodímio. Eventualmente, se a mesa magnetica for utilizada na separação de materiais a temperaturas elevadas, ela pode ser construída com ímãs de Samário-Cobalto ou de Alnico.
Como funciona uma mesa magnetica de separação
A mesa magnética separa o material ferroso contido nos mais diversos produtos: açúcar, soja, ração, alimentos, etc.
O princípio de funcionamento é simples: o equipamento magnético é posicionado sob ou sobre o material que flui através de uma tubulação, calha ou correia. A contaminação ferrosa que passa pela mesa magnética sente a atração do campo magnético e é atraída. As partículas ficam então aderidas à superfície do equipamento que, de tempos em tempos, dependendo da quantidade de contaminantes, deve ser manualmente limpo.
Quando os volumes de produção forem muito elevados, quando a contaminação ferrosa for muito alta e/ou quando a altura da "camada de material" for muito grande, deve-se pensar na possibilidade de utilização de separadores magnéticos (ou separadores eletromagnéticos), mais eficientes ou potentes.
Observação importante: a ITAL também fabrica placas magnéticas para fixação para serem usadas em retificas, fresas, etc. Veja item específico caso seja este o produto que necessite. A “força” de uma mesa magnética é medida em Gauss (ou Tesla). Normalmente a medição da densidade de fluxo na superfície varia de 1.600 a 4.500 Gauss. A temperatura de trabalho varia dependendo do ímã utilizado na fabricação, mas pode chegar até 250oC.
Especificação técnica de uma mesa magnética
Por se tratar de um equipamento muito simples, são poucas as informações das quais necessitamos saber antes de você poder comprar mesa magnética mais indicada:
- Material a ser tratado/purificado pela mesa magnética
- Altura de camada de material (mm)
- Granulometria (mm)
- Volume/Vazão: ton/h ou Kg/h ou M3/h
- Temperatura máxima em oC
- Se já sabe a dimensão da mesa magnética, favor informar