Galeria
ENROLADOR DE CABOS ELÉTRICOS
Através de sua representada americana Hannay Reels, a ITAL comercializa no em Brasil vários tipos de enrolador de cabos elétricos.
O enrolador de cabos elétricos pode ser também chamado de carretel para cabos elétricos ou simplesmente enrolador.
Enrolador de cabos elétricos – acionamento
O enrolador de cabos elétricos pode ter vários tipos de acionamento: manual, à mola (por isso se chamam carretéis retráteis), motor elétrico, pneumático ou hidráulico.
A depender do uso, há vantagens e desvantagens de um ou outro tipo. A Hannay Reels fabrica nos EUA centenas de modelos. Solicite catálogo!
Enrolador de cabos elétricos à mola (retráteis)
Os equipamentos acionados por molas são os mais comuns e versáteis.
Como funciona o enrolador de cabos elétricos ?
Através da força de uma mola espiral (ou mais) acondicionada em estojo rebitado localizado na parte externa/lateral do carretel, o cabo é sempre tracionado. Quando o cabo é puxado (pela máquina ou manualmente por um operador) e a força constante da mola é vencida, o cabo se desenrola. Quando esta força cessa, o carretel recolhe o cabo elétrico automaticamente. É o mesmo princípio de funcionamento do cinto de segurança retrátil de um carro.
Nos equipamentos com design antigo, as molas eram acondicionadas na parte interna do enrolador de cabos elétricos . E, como as molas são itens que devem ser substituídas, o fato de estarem localizadas na lateral externa dos carretéis, permite que elas sejam trocadas sem a retirada do carretel do local onde está instalado.
O enrolador de cabos elétricos retrátil é utilizado principalmente na alimentação elétrica de máquinas móveis: pórticos, eletroímãs, pontes rolantes, etc. É através dos coletores girantes e das escovas fixas que o equipamento alimentado pelo carretel permanece continuamente energizado, mesmo enquanto se movimenta. Tomemos como exemplo a aplicação de um carretel que alimenta um pórtico. Quando o pórtico se afasta, o enrolador solta o cabo elétrico. Quando o pórtico inicia o ciclo inverso, regressando ao ponto inicial, o enrolador retrátil puxa o cabo, evitando que este forme uma barriga ou se enrosque. O cabo elétrico que sai do enrolador está sempre alinhado com a máquina que alimenta, além de estar sempre bem tracionado.
Enrolador de cabos elétricos à mola
Quase todas as peças que forma um carretel retrátil Hannay Reels são intercambiáveis e podem ser substituídas de maneira rápida e fácil, no próprio local onde ele está instalado. Anexo ao certificado de garantia você encontrará o desenho explodido do equipamento, com todas as codificações de suas partes e peças. E, se houver a necessidade de substitui-las, especifique o código das mesmas e solicite cotação de preços ao nosso departamento de vendas.
O enrolador de cabos elétricos é fornecido pronto para ser usado e instalado. Basta fixa-lo ao local ou máquina onde será usado.
O carretel retrátil utilizado nas aplicações em que a tensão é constante, tais como em eletroímãs, pórticos, etc, não deve obrigatoriamente possuir uma guia de saída. Logo, o enrolador de cabos elétricos pode ser fornecido com a guia de saída do cabo, ou sem ela.
Opcionalmente o enrolador de cabos elétricos pode ser fornecido com cabo flexível, cabo este que deve ser o apropriado para o uso máquinas móveis.
Enrolador de cabos elétricos para eletroímã
O eletroímã, normalmente instalado numa ponte ou pórtico rolante, deve subir e descer para poder transportar a carga ferrosa (o ciclo completo é: magnetiza, sobe, translada, desce, desmagnetiza, solta a carga). Por isso, todos os eletroímãs devem ser alimentados por um enrolador de cabos elétricos.
O enrolador puxa o cabo quando o eletroímã sobe e deixa que seja desenrolado quando o eletroímã desce para soltar a carga. Assim, o cabo elétrico está sempre tracionado e não forma barrigas, enquanto o eletroímã está 100% energizado.
Enrolador de cabos elétricos (especificação)
Para definir o melhor enrolador de cabos elétricos para uma aplicação industrial, necessitamos das seguintes informações:
- Aplicação do enrolador
- Recolhimento: Vertical ou horizontal?
- Velocidade de recolhimento
- Acionamento: manual, mola, elétrico, pneumático ou hidráulico?
- Como será instalado? Fixo? Em máquina móvel?
- Altura de instalação do enrolador de cabo
- Diâmetro do cabo elétrico
- Número de condutores elétricos
- Amperagem máxima
Outras informações que ajudem a especificar o carretel.
Temos também uma linha completa de carretéis retráteis para mangueiras de ar comprimido, óleo, lubrificantes, água, etc.