Conheça sobre Imãs Permanentes
O gráfico abaixo mostra de maneira simplificada as diferenças “de energia” entre os diversos materiais magnéticos (ímãs) existentes e que podem ser utilizados na construção de separadores magnéticos.
Gráfico: Comparativo entre os diversos tipos de ímãs permanentes. Maiores detalhes sobre “ímãs” podem ser obtidos através de nosso site ou enviados pelo correio. Existe um catálogo descritivo para cada tipo de material. Não hesite em solicitá-los em caso de dúvida ou curiosidade!
TIPOS DE IMÃS
- Cerâmico (Ferrite): usados para a separação de partículas ferrosas pequenas e médias, tais como parafusos, porcas, facas, etc;
- Alnico: idem, porém resistem a temperaturas de até 450°C;
- Neodímio-Ferro-Boro (Terras Raras): possuem Produto Energético aproximadamente 10 vezes superior aos ímãs de ferrite. São usados para a separação de “partículas finas” tais como: ferrugem, resíduos de tratamentos térmicos, micro-rebarbas, “pontos-pretos”, etc.
- Samário-Cobalto (Terras Raras): idem, porém resistem a temperaturas de até 250ºC.
A ITAL IMPORTA E COMERCIALIZA IMÃS PERMANENTES DE TODOS OS TIPOS MENCIONADOS ACIMA!
IMÃS DE FERRITE
Imã Cerâmico
Também conhecidos como cerâmicos, esta família (ímãs de ferrite) foi anunciada em 1952 (isotrópicos). O processo de fabricação dos ferrites consiste na pulverização das matérias primas até a formação de mono-cristais. Este composto é então prensado numa forma sob a influência de um campo magnético orientado. Após esta compactação, o material é sinterizado em fornos especiais e usinado até os formatos e dimensões desejados. Hoje em dia, os imãs cerâmicos são os que possuem menor custo. Os ímãs de ferrite são resistentes à corrosão, ácidos, sais lubrificantes e gases.
Máxima Temperatura de trabalho: ~250º C
Exemplos de aplicações: alto-falantes, motores CC, sensores, separadores magnéticos, grades magnéticas, etc
Veja abaixo tabela com maiores informações técnicas referentes a ímãs de Ferrite.
IMÃS DE ALNICO
Imãs reversíveis
Os imãs de Alnico (liga de: Alumínio, Níquel, Cobalto e Ferro ) são fabricados através do processo de fundição. Os primeiros imãs isotrópicos foram desenvolvidos em 1930 e os anisotrópicos alguns anos depois. Os imãs de AlNiCo têm uma boa resistência à corrosão e podem ser utilizados em ambientes c/ temperatura de até 500...550ºC, mantendo, a estas temperaturas, excelente estabilidade. Uma outra característica marcante do AlNiCo é a alta indução residual vs. baixa coercitividade e, por este motivo, é especialmente recomendado em aplicações onde apenas desmagnetização temporária é necessária ( placas eletropermanentes, levantadores, etc).
Exemplos de aplicações: placas magnéticas, sensores (reeds), equipamentos eletropermanentes, levantadores de carga, motores, etc.
Veja abaixo tabela com maiores informações técnicas referentes a ímãs de Alnico.
IMÃS DE NEODÍMIO
Terras Raras
Os imãs de Neodímio-Ferro-Boro, também conhecidos como Terras Raras ou “Super-Imãs”, entraram no mercado em 1980. È o material magnético mais moderno atualmente. Os imãs de Neodímio são produzidos pelo compactamento de ligas pulverizadas e depois são sinterizados. Possuem as melhores propriedades de todos os imãs existentes e uma incrível relação indução/peso. São altamente susceptíveis a corrosão e devem, quase sempre, possuir revestimento. São normalmente niquelados, zincados ou revestidos c/ resina epoxi. - Máxima Temperatura de trabalho: 180º C (dependendo do grau).
Exemplos de aplicações de ímãs de Neodímio: alto-falantes, separadores Eddy-Current, grades magnéticas, brindes, equipamentos eletrônicos.
Veja abaixo tabela com maiores informações técnicas referentes a ímãs de Neodímio.
IMÃS DE SAMÁRIO-COBALTO
Imãs reversíveis
Os imãs de Samário-Cobalto (SmCo) foram desenvolvidos em1960, como resultado da pesquisa de novos materiais magnéticos baseados em ligas de Fe, Co, Ni e Terras Raras. São produzidos prensando-se as ligas pulverizadas, no formato final. Posteriormente são sinterizados a altas temperaturas. Apesar das excelentes propriedades magnéticas e resistência à temperaturas (até 250ºC), o alto custo pode limitar suas aplicações. Possuem razoável resistência à corrosão e não necessitam de revestimentos particulares. Devido à sua elevada fragilidade, devem ser manuseados c/ cuidado.
Máxima temperatura de trabalho: 250º C
Exemplos de aplicações: micro-motores, sensores automotivos.
Veja abaixo tabela com maiores informações técnicas referentes a ímãs de Samário-Cobalto
FORMULÁRIO PARA ESPECIFICAÇÃO DE IMÃS
Os campos marcados com " * " são obrigatórios
Algumas Considerações: a ITAL Produtos Industriais Ltda importa, estoca e comercializa ímãs permanentes de todos os tipos, modelos e dimensões. Somos especializados em atender o setor industrial mas também atuamos em outros segmentos que utilizam ímãs.
Nossa prioridade é a venda de peças “por atacado” mas, dependendo do caso, podemos vender em quantidades “pequenas”.
Em função desta nossa “especialização”, e da necessidade de atendermos às exigências das normas de qualidade que estamos implantando em nossa empresa, a ESPECIFICAÇÃO CORRETA DOS ÍMÃS é fundamental para que possamos cotar preços! Vale lembrar que os preços dos ímãs variam fortemente em função da quantidade adquirida, da disponibilidade em estoque, de programações de entrega, etc. Por isso muitas das perguntas, apesar de parecerem “curiosidade apenas” são na verdade informações fundamentais. Por estes motivos, o correto preenchimento deste documento é fundamental para que possamos especificar e então orçar os ímãs que melhor atendam às exigências de cada cliente. A alguns poderá parecer exagerada a formulação de “tantas perguntas para um simples ímãs”, mas garantimos que assim procedendo evitamos erros e principalmente frustrações por parte dos clientes.
Contamos com a vossa compreensão!
*1) Você conhece os diferentes tipos de ímãs existentes no mecado? ( ) Sim ( ) Não?
*2) Você já utiliza ímãs: ( ) Sim ( ) Não
*3) Consome regularmente: ( ) Sim ( ) Não
4) Caso tenha respondido afirmativamente às 2 questões anteriores, qual é o consumo mensal (dados aproximados)? [ ] Kg/mês [ ] peças/mês
5) Onde serão utilizados os ímãs de que necessitam? Favor descrever ou citar a aplicação de maneira resumida:
______________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________
*6) Quantidade estimada a ser utilizada: [ ] Kg/mês [ ] peças/mês
*7) Temperatura min. e máx.de trabalho: ºC
*8) Há contato c/ líquidos: ( ) Sim ( ) Não
*9) Choques mecânicos: ( ) Sim ( ) Não Dados sobre o ímã
10) Material: ( ) Ferrite ( ) AlNiCo ( ) Neodímio ( ) Samário-Cobalto ( ) Outro ___________
11) Orientação: ( ) axial ( ) radial ( ) múltipla ( ) outra (definir)
*12) ( ) Magnetizados ( ) Desmagnetizados
13) Grau / Características (caso não saiba, favor pular p/ o próximo item) – veja catálogos!
14) Revestimento especial? Qual? Dimensões e Geometria
15) Assinalar abaixo a geometria e as dimensões dos ímãs desejados:
( ) DISCOS: Diâmetro ____ (mm) x Espessura ____ (mm)
( ) ANÉIS: ____ ext (mm) x ____ int (mm) x ____ Espessura (mm)
( ) BLOCOS: ____ Comp. (mm) x ____ Larg. (mm) x ____ Espessura (mm)
( ) OUTRA – veja o item 16 abaixo
16) Croquis do dispositivo onde o ímã será utilizado e do próprio ímã, no caso de geometrias especiais: